segunda-feira, 28 de junho de 2010

Por que você não quer atender ao chamado de Deus?

Eu já escrevi antes, e está postado no blog, salientando sobre os mandamentos que o jovem rico disse já seguir desde a mocidade, onde demonstrei que na realidade, ele não os seguia (Mc 10.17-22).
Porém agora em uma nova visão, eu destaco a obediência, ou melhor dizendo, a falta de obediência do jovem rico ao Senhor Jesus.
O Jovem precisava, em primeiro lugar, mostrar que nada era maior do que o amor por Jesus.
Em segundo lugar, a obediência.
O que aconteceria se o jovem vendesse tudo o que tinha e desse aos pobres, como lhe disse Jesus?
Na Bíblia não diz o que aconteceria, mas eu cito um caso em que diz o que aconteceu quando o servo obedeceu a Deus, em uma coisa tão ilógica quanto ao jovem ter que se desfazer do que mais lhe era precioso.
Em Gênesis, Cap. 22, na minha Bíblia tem o subtítulo de “Deus prova Abraão” ou “Deus manda Abraão matar seu filho Isaque”.
Todos devem conhecer o milagre que Deus fez na Vida de Abraão e Sara, onde ambos eram velhos, ele com 100 anos, e ela com 90 anos, quando se realizou a promessa de Deus na vida deles, dando-lhes um filho chamado Isaque, algo impossível, mas que Deus realizou.
Filho mui amado, filho de uma promessa. Único filho, criado com muito amor.
Mas Deus resolve saber a posição que Ele ocupava no coração de Abraão, e lhe pediu que sacrificasse seu único filho em holocausto ao Senhor.
Abraão levou Isaque à terra de Moriá, em um dos montes, onde preparou Isaque para o sacrifício, conforme lhe ordenara o Senhor.
O que será que passava no pensamento de Abraão em relação a esta ordem de Deus? Deus dá a ele um filho que era impossível de ter, espera ele crescer, crescendo junto um grande amor pela criança, agora um jovem, e de uma hora pra outra Deus pede que ele próprio mate seu filho e o entregue a Deus, como se fosse um carneiro?
Mas Abraão não foi chamado à toa de O Pai Da Fé. Primeiramente ele obedeceu a Deus, coisa que o jovem rico, da passagem citada antes, não o fez.
Segundo, teve fé que Deus cumpriria a promessa de que ele seria pai de muitas nações, e sem filho algum, como seria cumprida esta promessa? Talvez Deus ressuscitasse Isaque, ou então lhe daria outro filho, ou então ele não morreria. Não sabia como seria, mas cria por fé que Deus sabia o que tava fazendo, e lhe restava obedecer.
Deus honrou a fé e a obediência de Abraão quando, no último instante, na hora em que ele preparava o cutelo para imolar o filho, ouviu o brado desde o alto dos céus, do Anjo do Senhor (Jesus) lhe ordenando que não tocasse no filho, que nada lhe fizesse, e disponibilizou para o sacrifício um carneiro já pronto para o holocausto.
Amados, Deus me mostra aqui coisas importantíssimas. Mostra-me que quem obedece ao Senhor, nunca será lesado, nunca sairá perdendo e o que parecer prejuízo inicialmente, será fonte de lucro, mesmo que não seja financeiro.
Mostra-me também que quando o Senhor está no topo da pirâmide, sendo mais importante do que tudo em nossa vida, mais até do que nosso próprio filho, Deus nos honra com vitória, inclusive vitória sobre nós mesmos.
E me leva a refletir que o que Abraão fez naquele tempo, foi uma prévia do que Deus faria, quando deu em sacrifício Seu único filho, para morrer por todos nós pecadores.
O que você está segurando pra si mesmo e não quer entregar a Deus, colocando acima de Deus em importância?
Pro jovem rico, era sua riqueza, e não entregou em troca do chamado, da salvação.
Pra Abraão, foi seu único e amado filho, porém entregou em troca da obediência.
E pra você? Seu emprego? Seu futebol? Seu lazer? Sua timidez? Sua religiosidade? Seu relacionamento conjugal ou amoroso? Teria que casar pela lei dos homens também?
Abra seu coração pra Deus, e se entregue verdadeiramente ao Senhor. Não basta só fazer a confissão de Rm 10.9-10 e passar por esta vida, salvo, porém sendo um crente medíocre, somente ocupando um espaço físico no planeta.
Não é acusação, amados. Eu tenho resistências também que precisam ser quebradas, pra atender ao chamado de Deus. Temos que renunciar, às vezes, ao que temos de mais valor, não por ser Deus mau, mas sim por amor ao Senhor! Por amor às almas!!!
”E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna.”
Não é ordem para abandonar suas famílias, pois é dito que “AQUELE QUE DEIXOU”, e não, “DEIXE VOCÊ TAMBÉM”. Mas Jesus fala sobre a recompensa sobre as renúncias, por causa do reino de Deus.
Com amor.

Itamarati Santos

Nenhum comentário: