quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Fizeram-me uma pergunta: Por que Jesus teve medo na cruz do calvário?

Sabemos que Jesus é Deus, (João 1.1-5 ; 1.10-14; 10.30; 14.6; e 12.44-45).
Quando Adão pecou no Éden, comendo da árvore conhecimento do bem e do mal, ele morreu como Deus o havia avisado (Gênesis 2.16-17), e o diabo disse que certamente não morreriam(Gênesis 3.4). Morreu espiritualmente. Então pelo pecado, foi feita a separação entre o homem e Deus (Isaías 59.2). Jesus nos resgatou da morte, morrendo em nosso lugar, como um homem, pois Deus na Sua justiça, não poderia simplesmente tirar o homem e o mundo do diabo que foi dado a ele por direito. Só um homem poderia fazer isso, mas um homem que não tivesse pecado, pois senão ele também seria propriedade do diabo. E como o pecado foi de Adão, todos que foram nascidos através do sêmen do homem herdaram o pecado. Por isso Deus veio a este mundo como homem (Fp 2.6-7) sem pecado pois não teve a contaminação do sêmen do homem, uma vez que foi fecundado em Maria por obra do Espírito Santo.
O Profeta Isaías, mais de 800 anos antes de Cristo, disse no seu livro, cap. 53.4-5 que Jesus tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores e foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades (pecados), e pelas suas pisaduras fomos sarados. E na primeira epístola de Pedro,cap. 2.24 consta: “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.”.
Bem, agora é possível responder por que Jesus teve medo na cruz, na passagem que Ele falou: “Pai, porque me abandonaste?”.
Naquele instante Jesus recebia sobre si todos os pecados da humanidade. Pecados de todos que morreram antes, de todos que estavam vivendo até aquele instante, e de todos que viveriam ainda até a consumação dos séculos.
Como vimos antes, o pecado faz separação entre o homem e Deus e, naquele instante Jesus estava coberto de pecado, mesmo não sendo Ele um pecador. E Deus que é justo, separou-se de Jesus que, ao sentir o Espírito Santo O deixar clamou como um homem que Ele era.
Dá pra entender também porque, muitas vezes não sentimos Deus?
Itamarati

Nenhum comentário: