quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

FÉ X ESPERANÇA. QUAL A DIFERENÇA?

No Livro de Hebreus 11.1 tem a definição de Fé, a qual muitos de nós sabemos de cor e salteado: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”
O que é esperança? Esperança é uma expectativa, uma coisa que se espera. Exemplifico assim: Vou a um médico, com um determinado sintoma de uma doença. Vou na esperança de que ele me examine, descubra que doença é, e receite um remédio que seja eficaz pra curá-la, mas já pensando que ele pode não saber ao certo a doença, ou se souber, começar a receitar um remédio, dizendo pra tomar tal dosagem e se não funcionar, voltar pra ser receitado outro remédio.
Agora, trazendo esta situação para um ato de FÉ.

1ª situação - Oro, determinando que Jesus já nos sarou desta doença pelas Suas pisaduras, tomando sobre Si, esta enfermidade. E estou curado verdadeiramente.(Is 53.4-5)
2ª situação – Ou minha fé não foi suficiente pra ligar na terra o que já foi ligado no céu (a cura) ou Deus tem uma maneira diferente de tornar realidade esta cura. Então eu vou ao médico, na FÉ, ou seja, na certeza de que vou ser curado. Ou no exame não vai aparecer mais a doença, ou o médico vai receitar o remédio e tomarei e serei curado, ou de alguma outra maneira.
A definição de Fé no livro de Hebreus, eu explico assim: Fé é a certeza daquilo que se espera, ou seja, é a certeza de que a esperança será concretizada. Deixará de ser uma esperança, e sim uma certeza, uma convicção de fatos que não se vêem. Mesmo enxergando todos os fatos sem nenhuma alteração, se tem certeza que já mudaram em nosso favor. Seja a cura de uma doença, seja a restauração de um relacionamento, seja a compra de algum bem, seja no emprego, na família, na igreja, na escola, seja o que for. Sentimos a Fé queimando no nosso coração. Os outros tentam nos dissuadir, nos desestimular de exercitarmos a fé, pois não estão sentindo-a como nós a sentimos. E normalmente estes “outros”, são nossos familiares, que nos amam, e temem que aconteça algo ruim, porque olham com olhos carnais. Aí que depende do nosso relacionamento com Deus pra discernirmos se estamos sendo fanáticos, cometendo um ato doido que pode nos levar a prejuízos, inclusive da nossa vida; ou se estamos com a certeza de que o que esperamos irá acontecer, mesmo que os olhos naturais digam o contrário.
Acompanhe agora, esta receita que irá lhe sustentar por toda a vida:
Estudo para um concurso público e, por me dedicar muito, tenho a esperança de passar com uma boa classificação. Começo um tratamento para emagrecer, e espero que funcione e emagreça o tanto que quero. Faço um tratamento para largar algum tipo de vício (cigarro, bebidas, jogos, drogas ilícitas) e espero, com esforço meu, e dedicação, conseguir me libertar. Começo a me interessar por uma pessoa para um relacionamento, e coloco diante de Deus com a esperança que Ele me indique se é a pessoa certa.
Faça agora um exercício para ver se você entendeu a diferença entre ESPERANÇA e FÉ. Transforme em FÉ as situações acima que foram descritas como esperança.
Após exercitar, regar sua fé para que cresça, através deste exercício, seja mais OUSADO, e pegue outras situações que esteja passando em sua vida, onde só tem esperança, e como no exercício acima, mude a frase, a situação de esperança para FÉ, seguindo a mesma regra. Você se surpreenderá de como eficaz é a nossa Fé, quando aprendemos a usá-la. Deus falou que Seu povo perecia por lhe faltar conhecimento. Este não vai ser mais o seu caso agora, não é mesmo?
Dê seu testemunho para edificar outras pessoas, e servir como fôlego novo para também transformarem suas esperanças em realidade, ou seja, em FÉ!
Com amor em Cristo.
Itamarati Santos

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto." Jo 12.24

Então, irmãos. Somos como o grão de trigo. Um grãozinho apenas. Tão pequeno, tão insignificante, aparentemente. Quando se aceita Jesus como Senhor, como Salvador, O aceitamos no coração, no nosso espírito e começamos uma luta desde então, pois a Palavra diz em Gálatas 5.17: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si, para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” Até mesmo quando descemos às águas do Batismo, a velha criatura é sepultada. Sepultada sim, morta não. Temos que vigiar constantemente para que ela não se levante da “sepultura” e nos domine. O grão de trigo precisa ser enterrado, e morrer, partindo-se para poder gerar outras vidas. Através de um único grão teremos muitas plantas, que darão muitos grãos, ou frutos, podemos dizer assim também.
Em nossa vida com Cristo, devemos morrer também. Morrer para o mundo de prazeres, de costumes que não são agradáveis a Deus. Quando nos dispomos a abrir mão destas coisas, o novo homem que surge, torna-se uma frondosa árvore, que dará muitos frutos, frutos bons, pois uma boa árvore só pode dar bons frutos. Porém se não morrermos, seremos apenas um grão, que, ao terminar a vida, não deixará sementes, nem frutos, e se extinguirá, tendo somente vivido uma vida egoísta, centrada em si mesmo sem herança, sem herdeiros. Muitos já aceitaram a Jesus, mas ainda não nasceram de Deus. "Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna." Jo 12.25
E você? Quer morrer para o mundo e viver para Cristo? Não é com sua força, sua capacidade, suas boas e caridosas obras. É como então?
Quem já sabe que faça, e quem não sabe que pergunte!
Com amor em Cristo.
Itamarati Santos