quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O amor de Deus não é suficiente para nos salvar da condenação!

Amados, faço tal declaração baseado na passagem do Jovem Rico, no livro de Marcos, 10.17-22.
Um homem, vendo Jesus, correu ao Seu encontro, ajoelhou-se, e indagou a Jesus acerca do que era necessário pra salvação, pra herdar a vida eterna. Fez isso, pra própria vaidade, já chamando Jesus de Bom Mestre, tipo dar um tapinha nas costas pra agradar e receber um tratamento diferenciado. Mas Jesus conhece as intenções do coração, e não se deixa enganar por palavras lindas, pronunciadas com qualquer tipo de entonação. Então lhe disse que precisava guardar os mandamentos. Era tudo o que o homem queria ouvir e pôde encher a boca dizendo que já guardava todos estes mandamentos, desde jovem, esperando que Jesus o elogiasse, e confirmasse que já teria herdado a vida eterna. Jesus não fez o esperado, mas olhou pro jovem com amor, não pelo que ele era ou fazia, mas apesar do que ele era ou fazia. E, surpreendendo-o disse-lhe que faltava apenas vender tudo o que tinha, dar aos pobres e poderia segui-lO!!! Foi o suficiente pro homem desistir da salvação. Jesus expôs a verdade sobre o cumprimento dos mandamentos e fez cair por terra a máscara de perfeição, como seguidor da lei. Apesar de o jovem dizer que guardava todos os mandamentos, podemos ver que não era bem assim. Os principais mandamentos que Jesus nos deixou (Mt 22.37-39) foram amar a Deus de todo nosso coração, toda nossa alma, e todo o nosso entendimento, e este já não era cumprido, pois a sua riqueza estava em primeiro lugar. Nota-se que dentre os mandamentos que Deus deu a Moisés, estava escrito: “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3). A riqueza era um deus, para o jovem rico. O segundo, não menos importante que o primeiro é de amar ao próximo como a si mesmo e, também não estava sendo cumprido, porque não quisera ajudar aos pobres, demonstrando falta de amor pelo seu semelhante.
Então, irmãos, o jovem havia mentido quando disse que já guardava os mandamentos. O que diz a Palavra sobre a mentira? “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a TODOS OS MENTIROSOS, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (AP 21.8).
Pois é, amados! Apesar de Jesus nos amar, como amou ao jovem rico, isto não é garantia alguma de passarmos a eternidade desfrutando do Reino Dos Céus, e tampouco se conseguíssemos seguir a todos os mandamentos, o que é impossível, nos garantiria salvação. Então, me perguntariam, se for assim, quem vai ser salvo? Como ser salvo?
Eu não respondo por mim, mas a Bíblia tem a resposta: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” (Rm 10.9-10). “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef.8-9). “...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (AP 2.10d)
“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. “ (Rm 8.38-39) E realmente, a Palavra dizendo que nada nos separará do amor de Deus, isto é verdade. Mas não basta Jesus nos amar. Não basta recebê-lO no nosso coração como Senhor e Salvador. Não basta fazermos boas ações, boas obras, caridade. Precisamos, não de perfeição, mas sim, de sinceridade. Sabermos que a perfeição só atingiremos no Reino dos Céus, mas aqui na Terra, procuraremos ser fiéis, sermos alguém segundo o coração de Deus, alguém que se esforce para não errar, mas que, se ao errar, arrependa-se, peça perdão e busque a se consertar e não voltar a cair no erro.
E como conseguir isso? De uma maneira que muitos julgam que não tem necessidade: Indo congregar. Igreja não salva ninguém, irmãos, mas é lá onde estamos em concordância com os irmãos, em comunhão com Deus; onde adquirimos uma arma importantíssima para não perecermos, que é o conhecimento. Onde recebemos o alimento que vem de Deus. É onde podemos prestar atenção em Deus, sem interferência de um cachorro latindo, de uma campainha tocando, de alguém batendo na porta, de um vizinho falando mais alto, de um telefone tocando.
Meditem irmãos! Se há algo no que escrevi que você ache inconsistente, pergunte ao Senhor, em uma conversa íntima e sincera, que Ele lhe responderá e lhe dará o entendimento para o seu coração.
Com amor.
Itamarati Santos