terça-feira, 19 de maio de 2009

Doutrina da predestinação. Uma vez salvo, sempre salvo?

“Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo ñ o livrará no dia da sua transgressão; quanto à perversidade do perverso, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua perversidade; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar. Quando eu disser ao justo que, certamente, viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, não me virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá. Quando eu também disser ao perverso: Certamente, morrerás; se ele se converter do seu pecado, e fizer juízo e justiça, e restituir esse perverso o penhor, e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniqüidade, certamente, viverá; não morrerá.” (Ez 33.12-15)
Amados!Está claro q ninguém nasce predestinado ao inferno, à condenação; ou ao céu, à salvação.
Deus, através do profeta Ezequiel nos disse q mesmo sendo nós corretos, de bom caráter, ainda q justificados, se cairmos na perversidade, transgredindo as Leis do Senhor, sem arrependimento, transformação, conversão, morreremos pelo pecado. Ñ a morte natural, mas a morte de Adão, e de toda a sua descendência: A morte espiritual, a separação entre o homem e Deus, mais drasticamente revelado nesta passagem, à condenação a passar a eternidade no inferno, juntamente com o diabo e seus demônios, q ao contrário de nós, já está condenado a ser lançado ao lago de fogo q arde com enxofre (AP 19.20). Pois tudo o q foi feito de bom perderá o valor pra Deus, uma vez q abandonamos a vida de santidade e passamos a viver na perversidade.
Já ao perverso q vivia uma vida desregrada, afastado da presença de Deus, servindo ao diabo, praticante seja de q tipo de pecado for, por mais hediondo q seja, ao se arrepender verdadeiramente, fazendo justiça restituindo o q de outros tirou, seja em bens materiais ou da alma, dos sentimentos; buscando também andar dentro dos mandamentos de Deus, obedecendo aos seus estatutos e permanecendo fiel a esta nova vida, certamente viverá e ñ morrerá.
Itamarati

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ezequiel 33.11

“Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor DEUS, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que eis de morrer, ó casa de Israel?”
Faço eu a mesma pergunta que Deus fez. E por qual razão a gente morre? Por que havemos nós de morrer? Deus dá vida pra gente morrer depois, parece meio sem sentido, não acham? Nunca tinha pensado nisso antes. Tem alguns ditados seculares que falam sobre a morte, tipo: “A coisa mais certa que existe é a morte” ou “Só morre quem está vivo” ou “Já morreu quem deixou de viver, ou desistiu da vida”. Tem também umas crenças fora da Bíblia que dizem ser para aperfeiçoamento, para perfeição.
Mas lendo esta passagem de Ezequiel onde Deus diz que não tem prazer na morte do perverso ou ímpio, (em outra tradução). E fala isso não só pra cristãos, mas pra TODOS. Todos aqueles que crêem que há um Criador de todas as coisas, no universo, pois dá como garantia desta declaração, a Sua própria existência, dizendo ser tão certo como Ele vive! Por que não? Porque nossa essência, ou nosso espírito, ou sendo mais específico, NÓS MESMOS, fomos criados por Deus, que nos enviou para este mundo, cumprirmos um tempo determinado de vida no qual, com a liberdade com que Ele nos contemplou, possamos ouvir a Sua Palavra, convertermo-nos dos caminhos deste mundo, que são maus, e voltarmos à origem, ou seja, ao Deus Altíssimo, nosso Criador. E o perverso, morrendo, diz Deus que não tem prazer, pois este não voltará pra Ele, sendo perdido por toda a eternidade. Muita gente não leva a sério o inferno, como nem eu levava, pensando em Posto de Pandira (não sei se é a grafia correta), pensando que o inferno era aqui mesmo na terra, ou que era algo mental, ou simbólico. Mas pra quem é Cristão, sabe que a Bíblia tem ou contém a Palavra de Deus, que é a Verdade. Diz Deus para que nos convertamos do mau caminho, ou seja, mudemos a direção que estamos dando a nossa vida, pois é um caminho mau, um caminho onde não existe o bem, onde não há manifestação do amor de Deus, onde não há a salvação, pois a salvação só vem pelo amor, pela misericórdia, PELA GRAÇA DE DEUS! ("Há caminhos que ao homem parece direito, mas que no fim dá em caminhos de morte”. (Pv 14.12). “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2.8-9))
Na sequência ainda, Ele diz: “e viva”. Porque fora do caminho de Deus, fora da verdade, não há vida. Isto é testificado quando Jesus diz em João 14.6 que Ele é o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
E o tópico principal: Por que razão a gente morre?
Faço uma comparação aqui. Imagine você pai, você mãe, que tem um filho ou filha que sai de casa pra um lugar distante, cumprir um certo propósito, que pode ser estudar, fazer um curso graduado, um estágio, ou um emprego, e ficam se comunicando por telefone, e-mails, cartas até, ou pela internet, com webcam, com microfone, sentindo como se estivessem na presença um do outro, porém sem poder sentir o cheiro, sentir a respiração, dar aquele gostoso abraço, tendo novamente o contato com a pele, sentindo o calor emitido pelo corpo. E no dia que o filho(a) volta pra casa, qual a sensação que você tem? Vem a lembrança de quanto tempo estiveram distantes, e reaviva aquela chama, aquele amor, aquela satisfação de ter de volta quem você ama junto de você!
Assim é Deus, quando morremos e voltamos pra presença d’Ele. Após este tempo em que só tínhamos contato pela oração, pela Palavra, isso mesmo quando estávamos em espírito, coração aberto. Até, amados, alguém que está desviado do caminho, tipo de uma catalepsia espiritual, praticamente morto, mas não totalmente, não efetivamente morto, pois basta querer voltar à vida, à comunhão com o Pai, e voltam todas as funções que nos mantém vivos! Na catalepsia física, voltam as funções respiratórias, circulatórias, cardíacas, mentais, em plenitude, e na espiritual, volta a comunhão com Deus, a presença d’Ele se faz presente em nossa vida novamente, e passamos a ouvi-lO, a senti-lO, a estar em um mesmo ambiente que a presença d’Ele.
Perdoem-me pelo tamanho da mensagem, mas não consegui parar de escrever, porque me senti vivo também, mas na expectativa de uma vida maior que esta, na plenitude do espírito, da graça, da glória de Deus!!!
Amém!!!
Itamarati Santos

quinta-feira, 7 de maio de 2009

“Se, pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre.” (Jo 8.36)

Opss!!!
Irmãos, Jesus falou “Se”, pois o filho vos libertar??? Por que motivo Ele não libertaria alguém?

Porque nem todos mereceriam ser livres? Alguns deveriam permanecer presos, separados das outras pessoas, isolados como nas solitárias que existem em alguns presídios para não contaminar os outros ao seu redor?

Porque alguns seriam predestinados a ser livres e outros predestinados a viver presos, pois Jesus em Sua presciência sabia que alguns nunca se converteriam; que não tinham mais jeito, fazendo então acepção de pessoas?(At 10.34)

Porque Jesus não tinha autoridade para libertar àqueles que fizeram um pacto com o diabo, que aceitaram o senhorio do diabo, a uma vida totalmente contra a Palavra de Deus?
Bem, amados! A Bíblia é maravilhosa e tem resposta pra todas as nossas dúvidas, quando não A tratamos como um livro histórico, e sim, como a Palavra de Deus, Palavra esta que é viva e se renova diariamente.
Uns versículos antes, em João 8.32, começa a resposta pra essa questão, quando Jesus falou: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Então, pro filho nos libertar, primeiramente temos que conhecer a verdade. E onde está a verdade?
Jesus também responde a esta indagação conforme está escrito no Evangelho de João 14.6a: “E disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.”
Como pode alguém ser liberto, se não conhecer a verdade, ou seja, ao Senhor Jesus?
Alguns diriam que foram libertos de enfermidades, de dificuldades em outros lugares, que falam em Deus, falam em Jesus, e até falam passagens bíblicas, rezam, oram, fazem caridade, pregam amor ao próximo, paz na Terra.
Se eu colocasse uma placa em casa, escrita “MÉDICO PEDIATRA”, e falasse de doenças típicas de crianças, dos sintomas, falasse termos técnicos, comuns à linguagem dos médicos, vestisse um avental branco usando um estetoscópio pendurado ao pescoço, enchesse de quadros na parede com fotos de crianças, de bebês, isso verdadeiramente me tornaria um médico?
Claro que não, né amados? Eu precisaria ter o diploma pra ser médico, e ter uma autorização do órgão competente para exercer a medicina.
Mas com certeza enganaria muita gente desavisada, com pouco ou nenhum conhecimento nessa área, assim como acontecem com quem, em vez de Deus, procura por pessoas ou religiões que mencionam Seu nome, mas não tem autorização para pisar em serpentes e escorpiões, para impor as mãos sobre os enfermos e os curar e expulsar os demônios que lhes causam sofrimentos, tudo pelo poder do nome de Jesus.
Amados, por isso muita gente aparentemente tem a solução de um problema, mas não percebe que entra outro problema no lugar daquele. Por quê? Porque o diabo é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44), é enganador, se transfigurando em anjo de luz (2 Co 11.14) e não dá nada de bom pra ninguém, e como ele coloca doenças, tranca caminhos, causa discórdias, separações, desvios sexuais, miséria, desejo de roubar, de matar, de adulterar, simplesmente ele mesmo pode retirar, dando a impressão de cura, de libertação, de prosperidade.
Verdadeiramente, não está liberta a pessoa que não conhece a Cristo. E quando digo conhecer, não me refiro a ouvir falar dEle, e sim a ter um encontro real com Ele, entregando seu coração a Ele, e aceitando-O, confessando-O como único e suficiente Senhor e Salvador, crendo que Deus O ressuscitou dos mortos (Rm 10.9), amando-O e seguindo Seus mandamentos (Jo 14.21).
Tenham cuidado com os deuses estranhos. No Livro de Gênesis, 35.1ss, Jacó falou à sua família e a todos os que estavam com ele para tirarem os deuses estranhos que haviam no meio deles, e que após, se purificassem e mudassem as suas vestes. Vemos que não era somente deixar pra trás aquelas coisas que não eram de Deus, mas tiveram que se purificar, abandonar aquele pecado, livrarem-se da sujeira, da imundície, que aquilo causava, da dependência da adoração àqueles objetos, da contaminação que causavam, e trocando as vestes, ou seja, mudando de atitude, deixando pra trás aqueles costumes contrários à vida que Deus tinha pra eles.
Me diga! Se você fosse um dos ingênuos que traziam seus filhos para serem tratados pelo “MÉDICO PEDIATRA”, como no exemplo acima, e depois descobrissem que ele não poderia estar exercendo este papel, por não ter conhecimento necessário para tratar e curar seus filhos, (podendo inclusive pô-los em risco de morte, ou até levá-los efetivamente ao óbito), sem ter feito faculdade, aulas práticas, exames, etc, vocês ainda continuariam trazendo-os até sua casa ou consultório de fachada?
Itamarati Santos