sexta-feira, 27 de março de 2009

finalmente, continuação Será que Deus é dono de tudo, e justo da maneira que pensamos?

Amados, há tempos atrás mandei uma mensagem intitulada: “Será que Deus é dono de tudo, e justo da maneira que pensamos?”. Mas no final desta mensagem escrevi o seguinte: "Quanto a Deus ser injusto? faltou espaço, portanto esclareço posteriormente.”
Gerou algumas polêmicas, mas também muito interesse por parte de irmãos na fé em querer saber a continuidade da mensagem, pois na primeira parte falei sobre se Deus é dono de tudo, deixando em aberto a parte sobre ser Deus justo ou injusto. Na ocasião eu tinha a mensagem na mente já, mas creio ter sido Deus o responsável por eu não escrever a continuidade. Talvez eu tivesse pouco alimento espiritual ainda (menos do que tenho hoje) e ou sairia incompleta, ou quem sabe, pensamentos do meu coração mais do que do Espírito Santo.
Porém hoje conversando com Deus, pensando em quando eu teria novamente a segunda parte da mensagem, me veio o que lhes escrevo agora.
Então, será Deus justo da maneira que pensamos?
Eu me atrevo, em temor e tremor diante de Deus, a dizer que não é justo como pensamos.
Deus é Justiça, sem dúvida, mas Deus é a expressão máxima do amor! Deus é amor (1 Jo 4.8;16). É seu principal atributo, onde o Seu amor está sempre correndo à frente de sua justiça, embora um dia a justiça possa alcançar o amor.
Toda vez que cometemos um pecado contra nós, contra nosso próximo, ou contra Deus, é manifesta Sua justiça ou Seu amor? Arrependendo-nos, pedindo perdão, Deus faz justiça e nos castiga pelo pecado, ou nos ama, e nos perdoa? A iniqüidade faz separação entre o homem e Deus (Is 59.2), mas do amor de Deus, nada poderá nos separar (Rm 8.37-39).
Amados! Lembram de Jesus no calvário, quando foi crucificado? “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lc 23.34a)
E se Jesus dissesse: “Pai, julgue-os.”? O que seria de nós?
Também, amados, Estevão em Atos dos Apóstolos, 7.60, enquanto era apedrejado por ser um discípulo, “cheio da graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”, ajoelhou-se e clamou em alta voz: Senhor, não lhes impute este pecado!
O que Estevão fez também? Clamou, não pela justiça, mas pelo amor de Deus, por Sua misericórdia.
Outro fato interessante e enriquecedor pra esta mensagem foi quando, no livro de Reis 1.9-15, o rei Acazias mandou 50 soldados e um capitão para buscar Elias, à força e Elias invocou a Deus, fogo dos céus e consumiu aos 50 soldados e seu capitão, onde o rei novamente mandou mais 50 soldados e mais um capitão, sendo igualmente consumidos por fogo, quando Elias clamou a Deus. Então, mais um capitão e cinqüenta soldados foram enviados, porém estes, com temor, clamaram por suas vidas e Elias então, obedecendo ao Anjo do Senhor, desceu com eles em paz. Deus fez justiça por duas vezes, a favor de Elias, e na terceira vez teve misericórdia. Já em Lucas 9.51-56, Jesus intentou de ir a Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente e entraram em uma aldeia de samaritanos para Lhe preparar pousada. Porém não O receberam, pois viram em Seu aspecto que iria para Jerusalém, e isto era o suficiente para o rejeitarem. O que Tiago e João perguntaram ao Senhor? “Queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. [Pois o filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.]
Então amados, manifestada a verdadeira natureza de Deus neste episódio, onde os discípulos que andavam ao lado de Jesus ainda não tinham compreendido que Ele viera foi para salvar a humanidade, e não condena-la, destruindo-a.
Em João 3.16 mostra realmente o que é o amor ágape, incondicional de Deus pela humanidade, quando diz que Deus amou o mundo de tal maneira...... a palavra tal expressa que não é um amor comum, mas um amor que supera os outros tipos de amores, um amor intenso, imensurável(sem condições de ser medido).
Irmãos! Temos que ser como Jesus, imitadores de Jesus, parecidos com Jesus, seguidores de Jesus, que por amor de Deus entregou-Lhe para morrer por toda a humanidade passada, presente e futura. Quando alguém nos faz algum mal, nos persegue, comete injustiças sobre nós, não devemos pedir: “Deus! Faça justiça contra essa pessoa que está me fazendo mal!” Pois Deus atenderá como atendeu a Elias. Mas peçamos: “Deus! Tenha misericórdia desta pessoa, e transforme seu coração, quebranta-o, encha-o do teu amor!”. Então estaremos agindo, não como no tempo da lei, tempos de guerra, mas como no tempo da graça. Digam Glória a Deus!
Na nossa imperfeição irmãos, estamos sempre cometendo injustiça contra alguém também. Glória a Deus que muitos injustiçados por nós tem o discernimento de invocar de Deus, não a justiça contra nós, mas a misericórdia a nosso favor, pois “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” (Lm 3.22-23).
Finalizando então, cada vez que Deus nos ama e nos perdoa de nossas transgressões, Ele está sendo injusto para conosco, pois não está nos dando o que merecemos. Por quê? Porque fomos justificados pelo precioso sangue de Jesus! Glórias a Deus que nos amou primeiro!!! Leiam agora, a luz deste entendimento, 1 João 4.7-21.
Na paz do Senhor!
Itamarati Santos

domingo, 8 de março de 2009

Deus pode usar o orkut! (DEUS TÁ USANDO O ORKUT)

"E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.(Lc 10.5-6)
"E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide: eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.(Lc 10.2-3)
Amados, vejam quantas coisas ruins a internet, o orkut especificamente, tem, e ainda vejo cristãos(???) usando orkut com a finalidade de ganhar dinheiro e mais dinheiro, ou de criticar, tentar a separação da igreja, o caos, a discórdia, o envenenamento dos cristãos contra pastores, padres, líderes, contra o Velho Testamento, como se este não tivesse que fazer parte da Bíblia, sem valor, enquanto que até Jesus veio para cumprir a lei, e não revogá-la, e até impostos pagou. Temos que ganhar almas pra Cristo!!! A boca fala do que o coração está cheio!
Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, diz Jesus, e não ide por todo o mundo, e acuse e julgue os pastores e padres! Somos discípulos e não juizes!
Mas Deus é tão bom que mesmo o que o diabo modifique algo (porque ele não é criador para criar) pra degradar nossas famílias, nossas vidas pessoais, Deus acha um uso pra edificar a obra dEle, desmanchar o mal que o diabo tá fazendo e, inclusive trazer pessoas de volta pra Deus!Pessoas desconhecidas pra nós, conhecidas, amigos, parentes longínquos ou bem próximos! Falar de amizade é bom, saudável; mas falar de Deus é melhor ainda! Julgar é bom, mas já tem Quem o fará, no dia do juízo. Acusar…bem, sem comentários, pois todos sabemos quem é o acusador. Na hora do aperto, da doença, da desgraça, quem pode nos socorrer, mesmo que tenhamos aprontado tantas e tantas, negado Seu nome, traído-o com nossas atitudes, feito pouco caso, dando prioridade às nossas festinhas, encontros com amigos, nossos filmes e novelas? Quem mesmo?
Na hora de uma doença que chamamos alguém que tem carro pra levar-nos no hospital, se não é Deus providenciar isso, que seria de nós?
Itamarati